Sessão de encerramento da Formação para Cuidadores Formais

No dia 22 de outubro de 2021, decorreu a sessão de encerramento da formação para cuidadores formais, no salão da Igreja de São Jorge de Arroios. Em parceria com a Fundação Johnson & Johnson, a Formação para Cuidadores Informais é fruto do projeto «Cuidadores: formal e familiar/informal» que tem como objetivo a melhoria da qualidade da vida dos seniores, através da capacitação dos cuidadores formais e informais.

Esta Formação teve início no dia 17 de maio, contando, no seu termo, com 17 cuidadores formais que trabalham em diferentes instituições com resposta de centro de dia e serviço de apoio domiciliário. Pretendeu-se reforçar e/ou capacitar estes cuidadores em seis grandes temáticas: autonomia e funcionalidade; alimentação e nutrição; comunicação e relação no cuidar, trabalho e envelhecimento, participação e cidadania e aprendizagem ao longo da vida, assim como testar os materiais desenvolvidos por especialistas, entidade formadora e conselho consultivo da Fundação.

Para além de pretender que os cuidados prestados por estes cuidadores tenham cada vez mais a adoção de uma abordagem centrada na pessoa sénior, dá especial enfase à necessidade de autocuidado.

Nesta sessão de encerramento estiveram presentes cuidadores formais, formadores e o Sr. Padre Paulo, responsável pela Igreja de São Jorge de Arroios, que acolheu estes dois grupos de formação durante 5 meses. Teve um momento de convívio entre os vários participantes, e depois um momento de balanço com a equipa da área temática Seniores da Fundação.