Sociedade civil

A Fundação Aga Khan Portugal tem implementado na Região da Grande Lisboa, processos de mobilização local para a construção de sociedades mais plurais, fortes e seguras no âmbito do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano – K’CIDADE, iniciado em 2004, atualmente em expansão para a Área Metropolitana do Porto.

Este Programa promove o trabalho em rede entre parceiros institucionais, parceiros locais e populações, através de processos participativos que estimulam a convivência em diversidade e a construção de soluções que respondam a desafios globais tal como a necessidades locais, tendo por base o fortalecimento da sociedade civil. A sociedade civil é um setor que combina energia, talentos e criatividade com consciência social. Estes ingredientes são essenciais para garantir colaboração, troca de práticas e conhecimento.

A intervenção da Fundação traduz-se num compromisso de longo prazo para a melhoria da Qualidade de Vida, em que o desenvolvimento humano só pode ser sustentado quando as pessoas participam da sua própria governança. Em conjunto, procuramos fortalecer instrumentos e sistemas, tal como autoconfiança e resiliência das populações, criando oportunidades para todos.

O desenvolvimento só é possível quando a comunidade está empenhada ao nível local e são dadas formas e meios para assumir responsabilidade sobre o seu próprio futuro.

500.000

mais de 500 mil pessoas

540

mais de 540 organizações da sociedade civil

5.000

mais de 5 mil profissionais